REVOLUÇÃO RUSSA

mapa mental REV. RUSSA

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
REVOLUÇÃO RUSSA von Mind Map: REVOLUÇÃO RUSSA

1. 9 °Crise desencadeada pelo modelo econômico que impunha a população a viver com a escassez de muitos bens de consumo.

2. ° Concentração do poder

3. °Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica

4. ° Reformas mal conduzidas que levaram à deterioração da qualidade de vida da população

5. 8° O stalinismo era um regime político totalitário. Suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.

6. 3° bolcheviques: acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Com isso, a revolução proletária seria a responsável direta pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim aos contrates sociais que marcavam o país. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.

7. 2° população estava ficando revoltado com atual situação em que se encontravam com a necessidade de liberdade política, juntamente com a Primeira Guerra Mundial e a revolução dos bolcheviques para uma o modelo de socialismo isso acabou colocando o país em crise e culminou para o fim desse modelo de governo

8. 1° Em 1918, iniciou-se a Revolução Ucraniana, que buscava instalar um sistema anarquista no país. O Partido Comunista Russo, temendo avanços dessa revolução para dentro de seu território, anexou a Ucrânia em 1921. Nascia assim a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou apenas URSS

9. 3° menchevique:designava a facção que realizava uma interpretação ortodoxa dos conteúdos do pensamento marxista. Liderados por Georgy Plekanov e Yuly Martov, os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.

10. 7° A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo. Foi formada por 15 nações, que conquistaram sua independência depois que a união foi dissolvida e reuniram-se no que ficou conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

11. 5° Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

12. 6° A NEP tinha alguns princípios: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.

13. 4° O Domingo Sangrento fez com que a revolta dos trabalhadores russos se espalhasse como fogo tanto no campo quanto nas cidades. Greves, motins e manifestações reuniam milhares de pessoas. Nesse meio-tempo, a oposição clandestina ao czarismo passou a atuar com as massas, buscando coordená-las.