
1. O Scrum Master deve trabalhar com o Dono do produto, a Equipe de desenvolvimento e outras partes envolvidas para entender se os artefatos são completamente transparentes.
2. Realizar pequenos entregáveis para gerar valor ao longo do projeto
2.1. #1 - Planejamento
2.2. #2 - Desenvolvimento
2.3. #3 - Testes
2.4. #4 - Revisão
2.5. #5 - Lançamento
3. PENSAMENTO ÁGIL
4. representam trabalho ou valor para fornecer transparência e oportunidades para inspeção e adaptação.
5. Lista de produtos pendentes
5.1. Um Backlog do produto nunca está completo.
5.2. O Backlog do produto é dinâmico; ele muda constantemente para identificar o que o produto precisa ser apropriado, competitivo e útil.
5.3. À medida que um produto é usado e ganha valor, e o mercado fornece feedback, o Backlog do Produto se torna uma lista maior e mais exaustiva.
5.4. Alterações nos requisitos de negócios, condições de mercado ou tecnologia podem causar alterações no Backlog do Produto.
5.5. O refinamento do Backlog do Produto é o ato de adicionar detalhes, estimativas e pedidos aos itens do Backlog do Produto
5.6. Monitorando o progresso em direção às metas
5.6.1. O Dono do produto rastreia esse trabalho total restante pelo menos a cada Revisão da Sprint.
6. Nota final
6.1. As funções, eventos, artefatos e regras do Scrum são imutáveis e, embora a implementação de apenas partes do Scrum seja possível, o resultado não é o Scrum. O Scrum existe apenas em sua totalidade e funciona bem como um contêiner para outras técnicas, metodologias e práticas.
7. Instruções Complementares
7.1. How great leaders inspire action | Simon Sinek
7.2. Scrum: How to do twice as much in half the time | Jeff Sutherland | TEDxAix
7.3. Lean Inception com Paulo Caroli
7.4. Design thinking for every endeavour | Robyn Richardson | TEDxCreativeCoast
7.5. Agile, Culture, and How to Make It Work for Us | Zaheer Ali | TEDxHastingsSt
8. Transparência de Artefato
8.1. Incremento
8.1.1. O incremento é a soma de todos os itens do Backlog do produto concluídos durante uma Sprint e o valor dos incrementos de todas as Sprints anteriores.
8.2. O trabalho do Scrum Master é trabalhar com a Equipe Scrum e a organização para aumentar a transparência dos artefatos.
8.3. Definição de "Concluído"
8.3.1. As equipes de desenvolvimento oferecem um incremento da funcionalidade do produto a cada Sprint.
8.3.2. Cada incremento é aditivo a todos os incrementos anteriores e exaustivamente testado, garantindo que todos os incrementos funcionem juntos.
9. Artefatos do Scrum
9.1. Planejamento de Sprint
9.1.1. O Planejamento da Sprint tem um prazo de oito horas, no máximo, para uma Sprint de um mês.
9.1.2. O Sprint Planning responde ao seguinte:
9.1.2.1. O que pode ser entregue no Incremento resultante do próximo Sprint? O que pode ser feito neste Sprint?
9.1.2.1.1. O Dono do produto discute o objetivo que a Sprint deve alcançar e os itens do Backlog do produto que, se concluídos na Sprint, atingiriam a meta da Sprint.
9.1.2.1.2. O número de itens selecionados no Backlog do produto para o Sprint depende exclusivamente da equipe de desenvolvimento.
9.1.2.1.3. Somente a equipe de desenvolvimento pode avaliar o que pode realizar no próximo Sprint.
9.1.2.2. Como o trabalho necessário para entregar o incremento será alcançado? Como será realizado o trabalho escolhido?
9.1.2.2.1. Depois de definir a meta da Sprint e selecionar os itens do Backlog do produto para a Sprint, a equipe de desenvolvimento decide como criar essa funcionalidade em um incremento de produto "Concluído" durante a Sprint.
9.1.2.2.2. Os itens do Backlog do produto selecionados para este Sprint mais o plano para entregá-los são chamados de Sprint Backlog.
9.1.2.2.3. O trabalho planejado para os primeiros dias do Sprint pela equipe de desenvolvimento é decomposto no final desta reunião, geralmente em unidades de um dia ou menos.
9.1.3. Objetivo da sprint
9.1.3.1. pode ser alcançado através da implementação do Product Backlog.
9.1.3.2. Criado durante a reunião de Planejamento da Sprint.
9.1.3.2.1. O Dono do produto explica quais itens do Backlog do produto foram "Concluídos" e o que não foi "Concluído"
9.1.3.3. Se o trabalho for diferente do esperado pela equipe de desenvolvimento, eles colaboram com o Dono do produto para negociar o escopo do Backlog da Sprint dentro da Sprint.
9.1.4. Daily Scrum
9.1.4.1. Evento diário de 15 minutos
9.1.4.2. Cria o planejamento para as próximas 24hs
9.1.4.3. Realizado no mesmo horário e local todos
9.1.4.4. A estrutura da reunião é definida pela Equipe de Desenvolvimento
9.1.4.4.1. O que fiz ontem que ajudou a equipe de desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
9.1.4.4.2. O que farei hoje para ajudar a Equipe de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
9.1.4.4.3. Vejo algum impedimento que impeça a mim ou à equipe de desenvolvimento de atingir a meta da Sprint?
9.1.4.5. A equipe de desenvolvimento é responsável pela condução do Daily Scrum
9.1.4.6. É uma reunião importante de inspeção e adaptação.
9.1.5. Revisão da Sprint
9.1.5.1. reunião informal
9.1.5.2. A presentação do Incremento visa obter feedback e promover a colaboração.
9.1.5.3. Máximo 4hs para Sprints de um mês
9.1.5.4. Inclui os seguintes elementos:
9.1.5.4.1. Equipe Scrum e as principais partes interessadas, convidadas pelo Product Owner;
9.1.5.4.2. O Dono do Produto discute o Backlog do Produto como está. Ele projeta datas-alvo e entregas prováveis com base no progresso até a data (se necessário);
9.1.5.4.3. Revisão de como o mercado ou o uso potencial do produto podem ter mudado o que é mais importante a seguir
9.1.5.4.4. Revisão da linha do tempo
9.1.5.4.5. Orçamento
9.1.5.4.6. Recursos potenciais
9.1.5.4.7. Mercado para os próximos lançamentos previstos de funcionalidade ou capacidade do produto.
9.1.5.5. A Retrospectiva da Sprint ocorre após a Revisão da Sprint e antes do próximo Planejamento da Sprint.
9.1.5.6. Define os itens prováveis do Backlog do Produto para o próximo Sprint.
9.1.6. Retrospectiva da Sprint
9.1.6.1. A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para a Equipe Scrum se inspecionar e criar um plano para melhorias a serem implementadas durante a próxima Sprint.
9.1.6.2. Máximo de 3hs de reunião
9.1.6.3. O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam seu propósito.
9.1.6.4. objetivo da restrospectiva
9.1.6.4.1. Inspecione como foi o último Sprint com relação a pessoas, relacionamentos, processos e ferramentas;
9.1.6.4.2. Identifique e encomende os principais itens que foram bem e as possíveis melhorias;
9.1.6.4.3. Crie um plano para implementar melhorias na maneira como a equipe Scrum faz seu trabalho.
9.2. Backlog da Sprint
9.2.1. O Sprint Backlog torna visível todo o trabalho que a Equipe de Desenvolvimento identifica como necessário para atingir a meta do Sprint.
9.2.2. O Sprint Backlog é o conjunto de itens do Backlog do produto selecionados para o Sprint, além de um plano para fornecer o incremento do produto e atingir a meta do Sprint.
9.2.3. O Sprint Backlog é uma previsão da equipe de desenvolvimento sobre qual funcionalidade será no próximo incremento e o trabalho necessário para entregar essa funcionalidade em um incremento "Concluído".
9.2.4. Monitorando o progresso da sprint
9.2.4.1. A equipe de desenvolvimento rastreia esse trabalho total restante, pelo menos para cada Daily Scrum, para projetar a probabilidade de atingir a meta da Sprint.
10. Eventos Scrum
10.1. The Sprint
10.1.1. The Sprint: O coração do Scrum
10.1.2. Um novo Sprint começa imediatamente após a conclusão do Sprint anterior.
10.1.3. Pempo maximo
10.1.3.1. 30 dias
10.1.4. Consistem no Planejamento do Sprint
10.1.4.1. Scrums diários
10.1.4.2. trabalho de desenvolvimento
10.1.4.3. Revisão do Sprint
10.1.4.4. Retrospectiva do Sprint.
10.1.5. Cancelando um Sprint
10.1.5.1. se o objetivo do Sprint se tornar obsoleto
10.1.5.1.1. Isso pode ocorrer se a empresa mudar de direção ou se as condições do mercado ou da tecnologia mudarem
10.1.5.2. Se não fizer mais sentido, dadas as circunstâncias.
10.1.5.3. Quando um Sprint é cancelado, todos os itens concluídos e "Concluídos" do Backlog do produto são revisados.
10.1.5.4. Todos os itens incompletos do backlog do produto são re-estimados e colocados no backlog do produto.
11. Equipe Scrum
11.1. O dono do Produto
11.1.1. Maximiza o valor do produto resultante da equipe de desenvolvimento
11.1.2. Realiza o Backlog do produto
11.1.3. Garantir que a equipe de desenvolvimento entenda os itens no Backlog
11.1.4. pode executar o trabalho acima ou a Equipe de Desenvolvimento
11.1.5. é uma pessoa, não um comitê
11.1.6. Para que o Dono do Produto seja bem-sucedido, toda a organização deve respeitar suas decisões.
11.1.7. As decisões do Dono do produto são visíveis no conteúdo e no pedido do Backlog do produto.
11.2. Equipe de desenvolvimento
11.2.1. Um incremento "Concluído" é necessário na Revisão da Sprint.
11.2.2. São auto-organizados
11.2.3. São multifuncionais
11.2.4. Não tem hierarquia dentro da equipe de desenvolvimento
11.2.4.1. O Scrum não reconhece títulos para os membros da equipe de desenvolvimento
11.2.4.2. O Scrum não reconhece sub-equipes na equipe de desenvolvimento
11.2.4.3. Os membros da equipe de desenvolvimento individual podem ter habilidades e áreas de foco especializadas, mas a responsabilidade pertence à equipe de desenvolvimento como um todo.
11.2.5. Tamanho da equipe de desenvolvimento
11.2.5.1. Entre 3 a 15 menbros
11.3. Esses eventos foram projetados especificamente para permitir transparência e inspeção críticas.
11.4. Scrum Master
11.4.1. O Scrum Master é responsável por promover e apoiar o Scrum
11.4.2. O Scrum Masters faz isso ajudando todos a entender a teoria, práticas, regras e valores do Scrum.
11.4.3. Especie de coachi ou líder servidor
11.4.4. Ajuda as pessoas de fora da equipe Scrum a entender quais de suas interações com a equipe Scrum são úteis e quais não são
11.4.5. Qual a relação com Dono do Produto?
11.4.5.1. Garantir que as metas, escopo e domínio do produto sejam compreendidos por todos da equipe
11.4.5.2. Encontrar técnicas para o gerenciamento eficaz do Backlog do Produto
11.4.5.3. Garantir que o Dono do produto saiba como organizar o Backlog do produto para maximizar o valor
11.4.5.4. Facilitar eventos Scrum
11.4.6. Qual a relação com a equipe de desenvolvimento?
11.4.6.1. Coaching da equipe de desenvolvimento em auto-organização
11.4.6.2. Remoção de impedimentos ao progresso da equipe
11.4.6.3. Facilitar eventos Scrum
11.4.7. Qual a relação com a Organização?
11.4.7.1. Liderar e treinar a organização na adoção do Scrum
11.4.7.2. Planejando implementações de Scrum dentro da organização
11.4.7.3. Ajudar os funcionários e as partes interessadas a entender e aprovar o Scrum
11.4.7.4. Causando mudanças que aumentam a produtividade
12. Definições básicas
12.1. OBJETIVO DO SCRUM
12.1.1. Serve para desenvolvimento, fornecimento e manutenção de produtos complexos.
12.2. DEFINIÇÃO DO SCRUM
12.2.1. É uma estrutura na qual pessoas podem lidar com problemas adaptativos complexos de maneira produtiva e criativa com maior valor possível.
12.3. Uso do SCRUM
12.3.1. Desenvolvimento de Software e Harware
12.3.2. veiculos autonomos
12.3.3. Escolas
12.3.4. Governo
12.3.5. Gerenciamento de equipes
12.3.6. Produtos e Serviços
12.4. Teoria do Scrum
12.4.1. Baseado na teoria empírica
12.4.1.1. Transparencia
12.4.1.2. Inspeção
12.4.1.2.1. Adaptação
12.5. Valores do Scrum
12.5.1. Comprometimento
12.5.2. Coragem
12.5.3. Foco
12.5.4. Abertura
12.5.5. Respeito
12.6. PAPEIS
12.6.1. Product Owner:
12.6.1.1. Dono do Produto, responsável por criar a visão do produto. Gerenciar o Backlog do Produto, priorizar as necessidade e compreender expectativas. É a voz do cliente.
12.6.2. Scrum Master:
12.6.2.1. Líder servidor, facilitador, removedor de impedimentos do Time Scrum e demais stakeholders. Garante que os eventos Scrum sejam executados. Responsável por manter o Scrum fluindo na organização.
12.6.3. Time de Desenvolvimento:
12.6.3.1. Formado por equipe auto-organizada, responsável por realizar o trabalho que irá gerar a entrega da Sprint, possivelmente resultando em uma versão usável do produto. Seu tamanho ideal é de 03 à 09 pessoas. Os papéis de Product Owner e Scrum Master não fazem parte do time de desenvolvimento, ao menos que executem o trabalho do Backlog da Sprint.
12.7. Consistem em:
12.7.1. ARTEFATOS
12.7.1.1. Product Backlog:
12.7.1.1.1. Lista dinâmica e ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, incluindo todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções que formam as mudanças que devem ser feitas no produto nas futuras versões.
12.7.1.2. Sprint Backlog:
12.7.1.2.1. Itens do Product Backlog que foram selecionados para a Sprint. O Backlog da Sprint retrata os itens que estão sendo trabalhados e que estarão disponíveis no próximo incremento.
12.7.1.3. Definition of Done
12.7.1.3.1. Ao definir que um item está pronto, é preciso que todos tenham o mesmo conceito do que é pronto na determinada Sprint. O Time deve ter um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. A definição de pronto é capaz de impactar diretamente na qualidade efetuada pelo time.
12.7.2. EVENTOS
12.7.2.1. Sprint
12.7.2.1.1. O que é: Sprint é o coração do Scrum. Onde um incremento de produto, potencialmente utilizável é criado.
12.7.2.1.2. Duração: No máximo 4 semanas.
12.7.2.1.3. Quem participa: Time Scrum.
12.7.2.2. Sprint Planning
12.7.2.2.1. O que é: Reunião colaborativa do Time Scrum, onde é definido pelo Time de Desenvolvimento, os itens de Backlog do Produto que serão entregues ao final da Sprint. Estes itens selecionados pelo Time de Desenvolvimento é chamado da Sprint Backlog. Durante esta etapa de planejamento, é definido também a meta da sprint, ou seja, o objetivo definido para a Sprint que pode ser satisfeito através da implementação dos itens da Sprint Backlog.
12.7.2.2.2. Duração: No máximo 8 horas.
12.7.2.2.3. Quem participa: Time Scrum.
12.7.2.3. Daily Scrum
12.7.2.3.1. Duração: No máximo 15 minutos.
12.7.2.3.2. Quem participa: Time de Desenvolvimento e Scrum Master.
12.7.2.4. Sprint Review
12.7.2.4.1. O que é: Reunião realizada no último dia da Sprint, onde é demonstrado para o product Owner e demais stakeholders, o incremento do produto criado. Focado no aceite ou rejeição do trabalho realizado. O resultado da Revisão da Sprint é um Backlog de Produto revisado, que define os itens prováveis de Backlog da próxima Sprint.
12.7.2.4.2. Duração: No máximo 4 horas.
12.7.2.4.3. Quem participa: Time Scrum e demais stakeholders que o Product Owner julgar necessário.
12.7.2.5. Sprint Retrospective
12.7.2.5.1. O que é: Reunião que ocorre após a Revisão da Sprint. Focado em rever o processo de trabalho e o que poderá ser melhorado. Está relacionada a garantia da qualidade.
12.7.2.5.2. Duração: No máximo 3 horas.
12.7.2.5.3. Quem participa: Time Scrum.
12.7.3. REGRAS