1. 👁️ **O olhar da audiência mudou**
1.1. Os conteúdos no Instagram vivem fases. Até pouco tempo, os carrosséis bem elaborados eram o auge. **Hoje, os conteúdos em vídeo são mais consumidos.**
1.2. ⚠️ Mas não seja radical
1.2.1. Não significa que o único caminho certo é produzir Reels infinitamente, mas **é imprescindível considerar esse formato na sua produção de conteúdo**.
2. 📱 **O consumo da rede social mudou**
2.1. Essa variação de formatos nada mais é que uma evolução da forma como as pessoas se comportam nas redes sociais. **As plataformas sempre vão se adaptar ao padrão de consumo**. Se a busca por vídeos cresce, os formatos em vídeo ganham mais destaque, atualizações, etc.
2.2. ⚠️ Mas não seja radical
2.2.1. Seguir uma tendência de mercado não pode te transformar em uma *"Maria vai com as outras"*. **Você pode (e deve) usar os formatos em alta para produzir conteúdos antênticos.**
3. 📸 **A produção de conteúdo mudou**
3.1. Com o crescimento do mercado digital, **a concorrência também aumentou**. Mais empresas e profissionais estão chegando ao mercado procurando espaço para atrair potenciais clientes.
3.2. ⚠️ Mas não seja radical
3.2.1. Não é porque o "outro" fez que você deve fazer. **Analisar o mercado é um exercício de percepção para criar estratégias** e não para copiar e colar tudo. Fica a dica, viu?
4. 💡 **Criatividade VS Produção**
4.1. **A criatividade é uma forma de compensar a falta de produção.** Por exemplo, 1 conteúdo muuuuito criativo vale mais que 3 conteúdos meia boca.
4.2. ⚠️ Mas não seja radical
4.2.1. Isso não significa que a sua produção de conteúdo pode ser igual aos Eclipses Solares que só aparecem de vez em quando. **Constância ainda é um fator chave para ter sucesso por aqui**.
4.2.1.1. Então a melhor opção é desenvolver a sua criatividade dentro de um calendário editorial. **Produza com qualidade e regularidade**.
5. 🤖 **A Inteligência artificial**
5.1. *"Enquanto uns choram, outros vendem lenços"*. Esse ditado explica bem a relação do mercado com as I.As. Muita gente se revoltou com essa inovação enquanto **os mais espertos começaram a usá-la para aumentar a escala de produção.**
5.2. ⚠️ Mas não seja radical
5.2.1. A I.A é um suporte. Pedir o ChatGPT para criar os seus conteúdos e postar sem ao menos passar um pente fino, não é a melhor opção! Ele pode ser rápido, mas ele não é você. **O seu toque especial precisa acontecer.**
5.2.1.1. **Veja como uma ferramenta de sugestão.** Depois você vai lá e revisa colocando a sua própria identidade no conteúdo. Assim você alia criatividade e regularidade. ✅
6. 🤔 **O que não mudou?**
6.1. As pessoas continuam tendo dores e desejos. **Os formatos mudam, as ferramentas, as tendências, mas o comportamento humano da audiência segue um padrão.** Sempre teremos necessidades para suprir.
6.2. ⚠️ Mas não seja radical
6.2.1. Dores e desejos sempre vão existir, mas elas também podem sofrer alterações. A dor de um profissional de Social Media em 2020 era produzir carrosséis bem elaborados. Hoje, nem tanto.
6.2.1.1. Por isso é tão importante pesquisar com frequência. Você precisa analisar, tanto o mercado quanto as personas, para **criar conteúdos que se conectem com as dores e com os desejos atuais.**